Insônia -A cura pela Hipnoterapia

68

Quando dormimos, é nossa parte consciente que relaxa e dá oportunidade para que o inconsciente se manifeste. A insônia,portanto, pode ter várias causas. Consideramos insone a pessoa que tem dificuldade para começar a dormir ou cujo sono é inconstante e curto. Porém, ser e estar insone são coisas bem diferentes: problemas de ordem fisiológica são muito raros. As causas psicossomáticas são mais comuns e não muito difíceis de se tratar,especialmente pela hipnoterapia.Geralmente, quem tem dificuldade para dormir é porque tem um excesso realidade e não consegue se desprender dela. Assim, não consegue relaxar o suficiente e cançar estados mais profundos do sono. Nossa vida é caracterizada por causas e efeitos.

A Insônia é considerada um efeito ligado a situações mal resolvidas acumuladas ao longo do dia, resultado de eventos estressantes onde tensão e ansiedade são evidentes.A insônia começa a ser um problema quando as dificuldades para dormir acontecem mais do que três vezes por semana, quando a dificuldade em iniciar o sono supera os 30 minutos da ida para a cama, quando há queixas de mal humor, fadiga e cansaço depois de uma noite mal dormida, quando as atividades profissionais, sociais e familiares começam a ser prejudicadas e quando este estado perdura por mais de seis meses.
Estatísticas mostram que mais de 30% da população mundial sofre do problema.

A nossa mente processa as informações seguindo dois parâmetros: o do consciente, lógico e racional, composto por ações e o do inconsciente analógico, irracional, emotivo. A Insônia envolve toda a estrutura analógica emocional da nossa mente. Por mais que o paciente queira e precise dormir, existe uma força incontrolável, superior a própria capacidade de absorção, que o leva a desenvolver esta tensão, esta ansiedade que o impede adormecer naturalmente.

O ter que dormir é o pior dos males. O corpo não faz o que queremos, mas o que nosso inconsciente quer ou se sente livre para fazer. Se não se consegue dormir, o melhor é dar asas à criatividade e transformar esse tempo em algo utilitário, o que ajudará a relaxar mente e conseqüentemente, corpo.

Na medicina psicossomática, nos perguntamos: o que tudo isso significa de um ponto de vista simbólico? A partir daí começamos a entender a queixa do paciente e podemos ajudá-lo a resolver o problema. A insônia, de uma forma simbólica, pode ser vista como a dificuldade de pôr para fora a ansiedade acumulada e a necessidade de mais tempo para processar as informações acumuladas durante o dia. Mudar de ambiente pode ser uma maneira interessante de se observar o fenômeno. Sair da cidade, ir para o campo e não ter hora para acordar ou assuntos para resolver no dia seguinte podem exemplificar o quanto uma obrigação pode ser perturbadora para o sono.Uma pessoa que tem muita dificuldade para acordar para ir ao trabalho, por exemplo, pode estar simplesmente desmotivada e com baixa Auto-estima.

Essa função age no inconsciente como uma defesa. Se vamos viajar de férias, podemos partir às 4 horas da manhã e irmos dormir à 1h, mas sem dúvida acordaremos a tempo e ainda por cima descansados, motivados e cheios de adrenalina. Já a volta pode não ser tão fácil. O mecanismo é o mesmo que se manifesta no dia-a-dia, não é uma exceção. Quando dormimos, não perdemos totalmente a noção de tempo e espaço.Existem inúmeras drogas que o médico pode prescrever para ajudar o paciente a dormir, porém nenhuma delas pode ser utilizada por muito tempo. Além do risco da dependência, elas tratam apenas do sintoma e não da causa deste distúrbio.

O tratamento com Hipnose Dinâmica ajuda o paciente a trabalhar tanto o efeito quanto as causas geradoras da Insônia. Ao longo do tratamento, o médico vai utilizar a hipnose como ferramenta dentro de um processo terapêutico para conseguir romper barreiras psicológicas e entrar em contato com as estruturas inconscientes, analógicas e irracionais da mente do paciente. Assim ele poderá encontrar novas válvulas naturais de descarga da tensão acumulada e deixará de somatizar esta energia negativa, melhorando a qualidade de vida, a auto-estima, o descanso e o desempenho diário.Com esta melhora, se procede a busca das causas geradoras das tensões e começa a ser pesquisada a vida do paciente: o relacionamento com a família de origem, com a família adquirida, a vida profissional, a vida social, a vida sexual, até encontrar problemas e situações mal resolvidas e resolvê-las.

O processo é considerado como uma terapia breve, durando alguns meses. Normalmente não são utilizados medicamentos e os resultados são plenamente satisfatórios na maioria dos casos. O objetivo da hipnose, como em outros processos terapêuticos, é ajudar o indivíduo a ter uma visão mais ampla de si e do mundo que o cerca e explorar ao máximo os recursos que a mente pode proporcionar.

Dr. Leonard F. Verea – Atmosfera Feminina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui