O Brasil é o país mais ansioso do planeta

174

O Brasil é o país mais ansioso do planeta: dados da OMS revelam que 9,3% das nossa população sofre de transtorno de ansiedade – quase o triplo da média mundial. A ansiedade é a segunda doença mental mais comum do planeta. Segundo dados da OMS, 264 milhões de pessoas sofrem desse mal – 14,9% a mais do que dez anos atrás. Na cidade de São Paulo, um estudo feito pela USP, chegou ao impressionante número, 19,9% das pessoas têm a doença. Por ano são vendidos 26,8 milhões de caixas do ansiolítico Rivotril (e demais remédios à base de clonezapan, segundo dados da IQVIA, que audita o mercado farmacêutico. Seu consumo teve um crescimento  de quase 300% na última década.

 

 

A ansiedade faz parte das emoções humanas que estão presentes na interação dos indivíduos com seu ambiente, e a maneira como ela se manifesta pode ser ‘natural’ ou seja, como um estimulo natural que impulsiona as pessoas agirem em seu cotidiano diante dos eventos e demandas diárias. Porém pode também se manifestar como uma emoção forte que causa doenças, sob a forma de estresse ou como um distúrbio psiquiátrico. Questões clínicas , a epidemiológicas, psicológicas e biológicas da ansiedade podem torná-la uma doença, uma patologia. Muito comum na modernidade a ansiedade tem estado presente como uma patologia do século justamente pelo estilo de vida e questões fisiológicas.

 

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

Em crianças durante o seu desenvolvimento emocional vai influenciar os medos e as preocupações tanto as normais como as patológicas.

 

A ansiedade e medos são patológicos quando são descabidos, desproporcionais em relação a algum estimulo. Observa-se mais característico tais reações descabidas em pessoas com uma predisposição neurobiológica herdada.

 

 

Assim como estresse, a ansiedade é encarada como natural da vida atualmente, é um natural e necessário combustível para impulsionar as pessoas a realizarem seus objetivos pessoais e profissionais, porém quando em excesso gera resultados negativos tanto individual (psicológico e físico) como social.

 

Certo nível de ansiedade é importante como combustível para nos impulsionar e nos demonstrar que estamos na expectativa de realizar algo, de viver algum momento. Demonstra que algo é importante. No entanto em demasia a ansiedade pode nos paralisar e tirar o nosso foco e concentração diante de algo que temos que realizar. É importante que antes de iniciarmos uma atividade como a corrida que exige concentração, precisamos procurar ficar com maior tranquilidade, buscar exercitar a respiração, (ao controlar a respiração), mentalizar o que ira fazer e buscar se acalmar,  ficar em silêncio por um intervalo ( mesmo que pequeno)  para que busque o foco para a corrida.

 

A ansiedade às vezes mistura-se com comportamentos mais agitados e, portanto para ser diminuída precisa de uma postura mais tranquila, mais relaxada, menos tensa para também diminuir.

 

O excesso de estimulos gera emoções que produzem condutas ou tendências de comportamentos. Dependendo do tipo de emoção negativa ou positiva tende a inibir ou estimular a conduta e a interação com o meio externo. Mas as emoções não são fixas são sujeitas a variáveis como intensidade, contexto, aprendizagem que a emoção possibilita e os recursos que o individuo tem. Essas variáveis favorecem ou impede determinadas condutas.

 

A ansiedade necessita ser percebida  pela pessoa na medida que sente ‘incomodada’ em seus eventos diários ou por exceder em sua atividades, seus limites físicos e psíquicos ou por trazer prejuízos globais ou parciais em sua vida.

 

A terapia é indicada na medida em que a pessoa percebe dificuldades em lidar com as suas questões psíquicas e sociais. Quando está passando por dificuldades que traz sofrimento ou prejuízo social, profissional, pessoal e relacional, assim como não estar conseguindo solucionar tais questões sozinho.

 

Assim como traumas e questões de suas historia de infância precisam ser tratadas com técnicas curativas como o EMDR que cura traumas graves, assim como fobias e transtornos de ansiedade.

 

A ansiedade é considerada uma doença?

a ansiedade é uma reação natural do organismo humano em situações de medo, duvida ou expectativa. Ela passa a ser considerada doença psiquiatrica e  quando os episodios ansiosos ocorrem muitas vezes sem uma motivação aparente, com maior intensidade e duração e passa a interferir no dia-a-dia do apciente, sendo um dos principais problemas de saude mental dos brasileiros. Também pode a ansiedade ser apenas um sintoma de alguma outra psicopatologia

Vc tem dados sobre o panorama no brasil e no mundo da doença?

estudos recentes apontam para a prevaçencia de quase 20% de transtornos de ansiedade na região da grande são paulo, e porvavekmente em outras grandes metroploes do mndo.. Na media, no Brasil e no mundo os estudos apontam para uma prevalencia de 12%, predominantemente no sexo feminino, surgindo geramente apos os 25 anos.

Quais os sintomas mais comuns da ansiedade? Eles podem ser diferentes em homens e mulheres, crianças ou idosos?

Há varios subtipos de transtornos de ansiedade: síndrome do panico, fobia especifica, fobia social, estresse pos traumatico, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade generalizada (TAG), sendo a manifestação principal um elevado nivel de ansiedade acompanhado por varias reações fisicas e mestais desconfortaveis e incapacitantes. É ainda comum que haja comorbidade entre os varios tipos de transtornos de ansiedade, bem como com transtorno depressivo.

Características:  Ansiedade

  • Agitação
  • Medo ou preocupação exagerada
  • Dores nas costas e contrações musculares
  • Mudanças repentinas na temperatura do corpo
  • Dificuldades de locomoção ou excesso de energia
  • Palpitações
  • Suor excessivo

 

A ansiedade pode gerar sintomas físicos como dores?

sim

 

A ansiedade pode gerar outros problemas de saúde? Quais? Comente?

É comum o desenvolvimento de pressão alta, fadiga, dores de cabeça, insonia, bruxismo, dificuldade de concentração, em visturde dos proporios sintomas da doença que expoe o individuo a momentos intensos e prolongados de tensão e preocupação intensa em niveis prejudiciais a saude.

 

Existe uma grande relação da ansiedade com a obesidade, porque a pessoa com essa doença acaba comendo em excesso?

A obesidade é uma patologia multifatorial, sendo a anisedade um de seus principais fatores de risco, pois muitas vezes a compulsoa alimentar ocorre em momentos de intensa ansiedade.

Qual o profissional da saúde que deve ser procurado ao se detectar o sintoma de ansiedade?

O psicologo ou o medico psiquiatra.

Em relação aos tratamentos, eles são feitos com remédios, terapias, homeopáticos? Poderia exemplificar?

Dependendo da gravidade do quadro, o tratamento pode ser feito apenas com psicoterapia, ou com uma combinação de intervençao medicamentosa, mais freqeuntemente com antidfepressivos, e psicoterapia. A boa notícia para quem sofre desses “males da vida moderna” é que já existe um grande leque de tratamentos. Os remédios – antidepressivos e ansiolíticos – são uma opção. Entretanto, para quem não quer se submeter às dosagens medicamentosas, uma excelente alternativa de cura é o tratamento através da medicina psicossomática e hipnose dinâmica.

 

Existem exercícios físicos indicados para tratar o problemas? Quais?

a pratica de exercicos fisicos aumenta a produção de serotonina, substancia responsavel pela sensação de bem estar, e pode sim ser um importante coadjuvane no tratamento da ansiedade. exercicios aerobicos, como a caminhada são uma boa opção, porem o impprtante é que a pesoa pratique algo que lhe de prazer, para que possa pratica-lo de forma frequente e por longo periodo.

Existem alimentos indicados para tratar esse problema?

alguns alimentos contem aminoacidos e vitaminas essenciais que podem auxiliar no aumento da produção de serotonina, como as frutas citrcias por exwemplo.porem uma nutricionista podera orientar melhor o paciente.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui